Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Leptospirose

É uma doença febril, podendo acometer o homem e os animais domésticos e selvagens, sendo caracterizada por uma vaculite generalizada. É também conhecida como doença de Well, febre dos pântanos, febre outonal, febre hasani, febre dos sete dias, febre dos arrozais, febre dos nadadores, febre dos porqueiros, febre pré-fibial de Fort-Bragg, febre de Andaman ou tifo canino. Foi descrita primeiramente por Weil em 1886. Stimson foi o primeiro a visualizar o microorganismo em 1907 e em 1915 o agente foi cultivado por Inada, que o denominou "Spirochetta icterohaemorrhagiae".

Seus sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, mal estar intenso, vômitos, mialgia e injeção conjuntival. Pode ocorrer icterícia, insuficiência renal, anemia e hemorragias da pele e das membranas mucosas. O agente infeccioso é o espiroqueta patogênico do gênero Leptospira, que são microorganismos aeróbios.

O principal animal reservatório da doença é o rato, pois é capaz de eliminar o microorganismo pela urina por muitos anos. Porém, o cão também pode transmitir a doença. A transmissão ao homem pode ocorrer por contato direto com o sangue, tecidos de órgãos ou urina de animais infectados, ou por via indireta, através do contato com água ou solo contaminados com urina dos animais portadores do microorganismo. A água tem papel importante na transmissão da leptospirose, pois a maior parte das contaminações ocorre através dela.

O período de incubação é em geral de 10 dias. As principais medidas preventivas são: campanhas educacionais em relação ao risco de contágio, programas de controle de roedores, obras de saneamento incluindo purificação das águas, tratamento de esgoto e prevenção contra enchentes. Existe ainda a imunização através de vacinas produzidas com leptopiras mortas.

Bibliografia

BENENSON, A. S. (ed.) El control de las enfermidades transmisibles en el hombre. 14 ed. Washington : Organización Panamericana de la Salud, 1987.  (Publicacción Científica; 507)

VERONESI, Ricardo. Doenças infecciosas e parasitárias. 8.ed. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1991.


 

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h