Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Sarampo(Morbília)

Doença infecciosa, altamente contagiosa, exantemática, aguda causada pelo vírus do sarampo. Antes da imunização ser difundida, o sarampo era comum na infância, cerca de 90% das pessoas contraíam a infecção até a idade de 20 anos.

O vírus do sarampo é membro do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae.

É transmitida pelas gotículas de muco ou saliva expedidas pelo doente ou por contato direto com as secreções do nariz e da garganta das pessoas infectadas; e, com menor frequência, por via aérea e também através de objetos recém contaminados pelas secreções oronasais.

O sarampo é de ampla distribuição mundial, sendo sua incidência, evolução clínica e letalidade aparentemente influenciadas pelo clima e condições sócio-econômicas, sobressaindo o estado nutricional e imunológico das populações atingindas.

O período de incubação é de cerca de 10 dias, variando de 8 a 13 dias da data da exposição ao contágio, e cerca de 14 dias até o início da erupção.

A transmissibilidade ocorre antes do início dos sintomas até 4 dias depois do aparecimento da doença.

Pode apresentar sinais precursores que indicam o início da doença, como tosse, coriza, conjuntivite e as manchas de Köplik na mucosa da boca, que é muito característico do sarampo, permitindo o diagnóstico precoce. A fase aguda, manifesta-se por febre alta, dor de cabeça, mal-estar, inflamação catarral da mucosa respiratória e alterações de cor avermelhada e/ou elevações da pele. A erupção aparece primeiro na face, dois dias após a febre e estende-se ao corpo todo durante 4 a 7 dias. A complicação mais frequente está relacionada a lesões cerebrais.

O sarampo é mais grave em lactentes, crianças desnutridas e adultos.

Para o diagnóstico, são frequentemente pesquisados os níveis de anticorpos para o vírus do sarampo, por imunodiagnóstico.

Tem como prevenção e controle a vacinação em massa da população.

Complementa este texto, o GLOSSÁRIO da " Série Doenças ". 

Bibliografia

BENENSON, Abram S. (Ed.) El control de las enfermidades transmisibles en el hombre. 15.ed. Washington: OPAS, OMS, 1992. 618p. (Publicacción Científica, 538)

REY, Luís. Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1999. 825p.

VERONESI, Ricardo. Doenças infecciosas e parasitárias. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991. p.24-35.

 

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h