Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Carlos Chagas

Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em 9 de julho de 1879, na cidade de Oliveira, Minas Gerais.

Há exatamente 100 anos, ao seguir em missão de combater a malária entre os trabalhadores da Estrada de Ferro Central do Brasil, Chagas descobre na cidade de Lassance (MG) uma outra doença que abatia os sertanejos com sintomas como cansaço e aceleração cardíaca. Em 17 de dezembro de 1908 (publicado em 1909), Chagas descreveu um novo protozoário, sob o nome de (Trypanosoma cruzi), em homenagem a seu mestre Oswaldo Cruz, identificando também o agente transmissor da doença (o inseto barbeiro). Confirmada a doença, no dia 22 de abril de 1909, Oswaldo Cruz lê na Academia Nacional de Medicina, o trabalho de Chagas intitulado “Nova tripanossomíase humana”. Ainda em 1909, Chagas publica no primeiro volume da revista - Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - um estudo completo sobre a tripanossomíase americana. A divulgação da pesquisa se dá também pela publicação de trabalhos em revistas cientificas estrangeiras.

Esse trabalho e o prestígio crescente de Chagas garantem sua ascensão na hierarquia do Instituto, sendo promovido a chefe de serviço mediante primeira colocação no concurso de títulos organizado por Oswaldo Cruz em março de 1910.

Em 1917, três dias após a morte de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas é nomeado, por decreto presidencial, para o cargo de diretor de Manguinhos.

Durante sua gestão, o Instituto passa por reestruturações internas e ganha novas atribuições. Busca-se consolidar o modelo estabelecido por Oswaldo Cruz à semelhança do Instituto Pasteur, cujas características fundamentais eram a autonomia administrativa e financeira e a estreita articulação entre a pesquisa, o ensino e a fabricação de produtos destinados à medicina humana e à veterinária, visando atender aos serviços da saúde pública do país. Em 1912, Chagas recebe o Prêmio Schaudinn, conferido de quatro em quatro anos ao melhor trabalho na área de protozoologia pelo Instituto de Moléstias Tropicais de Hamburgo. No ano de 1921, Chagas foi o primeiro brasileiro a receber o título de doutor honoris causa da Universidade de Harvard.

Carlos Chagas faleceu em 8 de novembro de 1934, aos 55 anos de idade, em sua residência, na cidade do Rio de Janeiro.

Bibliografia

LACAZ, Carlos da Silva. Vultos da medicina brasileira. São Paulo: Helicon, 1963. p. 48

COURA, José Rodrigues. Dinâmica das doenças infecciosas e parasitárias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 557

(Texto original elaborado pelo Museu da Vida/COC. Revisado e ampliado pela Biblioteca de Ciências Biomédicas)

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h