Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Ernani Braga

Ernani Paiva Ferreira Braga nasceu em 1913, no Mato Grosso, vivendo boa parte da sua juventude no Rio Grande do Sul. Cursou Medicina na antiga Universidade do Brasil, onde formou-se em 1935. Recebeu o título de Sanitarista, pela conclusão do Curso de Saúde Pública, em 1941.
 
Foi colaborador do Departamento Nacional de Saúde, da Delegacia de Saúde do Ceará, da Secretaria de Saúde do Pará. Na Fundação SESP, permaneceu de 1944 até 1959, numa das carreiras mais marcantes dentro da Instituição. Em 1954 assumiu o cargo de Diretor – Geral do Departamento Nacional de saúde.
 
No início dos anos sessenta voltou-se para a formação de recursos humanos, atuando junto à CAPES/MEC e à Fundação Rockefeller, participando do programa nacional de ensino e pesquisa das ciências biomédicas. De 1962 a 1967 dirige a FEPAFEM, criada com o objetivo de impulsionar o ensino médico da América. A grande experiência acumulada e o enorme e merecido prestígio que conquistou colocaram-no na direção da Diretoria de Recursos Humanos da OMS, em Genebra, de 1967 a 1973.
 
No decorrer desse tempo, exerceu também atividades docentes junto a diversas instituições do país e do exterior, foi consultor de inúmeras organizações, participou da diretoria de associações como a American Public Health Association, a Sociedade Brasileira de Higiene, além de ter desempenhado relevantes funções nas Assembléias Mundiais de Saúde da OMS.
 
De volta ao Brasil, dirige por curto espaço de tempo a Escola Nacional de Saúde Pública (então IPCB) e tem uma breve experiência como Secretário de Saúde do Rio de Janeiro. Passa a integrar o corpo docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a função de assessorar a implantação do Hospital Universitário e a Área Docente – Assistencial.
 
Foi sócio fundador, Vice-Presidente e membro do Conselho da ABRASCO.
 
Colaborou ainda na criação da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) e numerosas associações nacionais e na América Latina de Educação Médica.
A partir de 1979 assume a Vice-Presidência de Recursos Humanos da Fundação Oswaldo Cruz e a Direção da Escola Nacional de Saúde Pública, onde permaneceu, até a sua morte, por leucemia, em 20 de abril de 1984.

(Extraído do Boletim ABRASCO, nº 10, março/maio 84 e informativo FIOCRUZ, Edição Especial,  Maio 1984)

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h