Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Evandro Chagas

Evandro Serafim Lobo Chagas, filho mais velho de Carlos Chagas, nasceu no dia 10 de agosto de 1905, na cidade do Rio de Janeiro. Diplomou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1926, e realizou o curso de especialização em microbiologia do Instituto de Manguinhos. Depois de formado, foi contratado para o serviço de Radiologia e Eletrocardiografia do Hospital Oswaldo Cruz.
  
Utilizando de forma pioneira as técnicas da eletrocardiografia, seus estudos científicos trouxeram contribuições de grande relevância para o conhecimento dos aspectos clínicos da doença de Chagas.
 
Além dos trabalhos sobre as alterações cardíacas provocadas pelo Trypanosoma cruzi,desenvolveu estudos sobre a febre amarela, a malária, a ancilostomose e sobretudo a Leishmaniose visceral americana, descobrindo os primeiros casos humanos dessa doença. Em 1931, encarregou-se da Seção de patologia Humana do Instituto Oswaldo Cruz.
 
Com a finalidade de estimular estudos sobre as doenças endêmicas no país, Evandro Chagas criou, em 1936, o Instituto de Patologia Experimental do Norte (Ipen), em Belém do Pará. Contando com o financiamento do industrial Guilherme Guinle, o instituto funcionou como filial do Instituto Oswaldo Cruz.
 
Em 8 de novembro de 1940, aos trinta e cinco anos, Evandro Chagas falece, vítima de acidente aéreo no Rio de Janeiro.

(Texto elaborado pelo Museu da Vida/COC)

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h