Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Teses, Dissertações, Artigos e Periódicos, Áudio e Vídeo e Textos Completos.

Gripe

Doença infecciosa aguda e contagiosa, causada por um vírus, que se caracteriza por um estado febril e muitas vezes se acompanha de catarro. O vírus da gripe mais comum possui o nome de Influenza, termo que designa academicamente a doença. O vírus Influenza atinge anualmente cerca de 600 milhões de pessoas no mundo, alcançando todas as comunidades, acometendo com freqüência a mesma pessoa duas ou três vezes por ano.

A taxa de mortalidade em decorrência da gripe varia entre 2% e 5% da população, segundo a virulência da epidemia. Uma epidemia de gripe geralmente alcança sua intensidade máxima em dois ou três meses e depois regride paulatinamente.

A primeira grande epidemia que se generalizou com repercussões mundiais de que se tem conhecimento se deu em 1918 e foi chamada de Gripe Espanhola, que provocou muitas internações, pânico e levou à morte mais de 21 milhões de pessoas. Outras epidemias seguiram-se em 1957 e em 1968. Recentemente tivemos a Gripe Asiática e a Gripe Européia.

A gripe por Influenza se caracteriza por uma infecção catarral das vias respiratórias superiores. Sua transmissão se dá pelo contagio direto, através das pequenas gotículas de saliva que se projetam ao tossir ou espirrar. Se alguém estiver no mesmo ambiente de alguém infectado pode se contaminar pelos vírus suspensos no ar.

Os vírus invadem as células do aparelho respiratório, multiplicam-se e determinam as alterações responsáveis pelo quadro clínico gripal. Aproximadamente 24 horas após o contato infectante, surgem sintomas como cefaléia, febre, calafrios, fraqueza, dor muscular, tosse, espirros, secreção nasal. O paciente percebe logo a necessidade de recolher-se ao leito.

No Hemisfério Norte o vírus da influenza causa doença principalmente no período do inverno, correspondendo aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, quando há maior permanência das pessoas em lugares fechados favorece a rápida disseminação viral. No Hemisfério Sul, os meses de maior circulação do vírus corresponde aos meses de junho a agosto, principalmente naquelas regiões que possuem o inverno mais frio. As cepas que circulam nos dois hemisférios não são exatamente as mesmas, o que implica em vacinas específicas contendo, para cada hemisfério, as cepas mais prevalentes.

A gripe  pode ter como causa mais de 300 tipos diferentes de vírus. O vírus da influenza é um destes agentes infecciosos que se propaga com bastante rapidez. Doença que  pode apresentar complicações em idosos, pessoas com doenças crônicas do coração, pulmões, rins, indivíduos com diabetes, anemias severas e imunodeprimidos.

O período de transmissão ocorre a três dias a partir do aparecimento dos primeiros sintomas.

Não existe um medicamento eficaz para o tratamento da gripe. Os remédios servem apenas para diminuir os sintomas. Considera-se o tratamento da gripe como um "tratamento sintomático". Quando não ocorrem complicações na evolução da doença, ocorre melhora e resolução completa em um período médio de 5 a 10 dias.

Bibliografia

ADEUS Gripe. [online]. Rio de Janeiro, Laboratório Gross. [2000]. [Arquivo    capturado em 13 julho 2000]. Disponível na Internet   via WWW: URL: http://www.gross.com.br/adeusgripe/adeusgripe.html

BENENSON, A. S. (ed.). Controle das doenças transmissíveis no homem. 13 ed. Washington: Organização Pan-Americana da Saúde, 1983. (Publicação Científica; 442).

 

Av. Brasil, 4365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos - RJ - Brasil - CEP 21040-360| Tel.: (21) 3865-3201 | e-mail: bibmang@icict.fiocruz.br | Horário de funcionamento: De 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h