Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Rede Rio de Bancos de Leite Humano promove evento em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Leite Humano

Publicada em: 29/09/2009
Por: Rafael

No dia 1º de outubro será comemorado pelo sétimo ano consecutivo o Dia Nacional da Doação de Leite Humano. Configura-se como um dia de intensa mobilização tanto para divulgação das ações dos 195 bancos de leite humano e 72 postos de coleta brasileiros, como também para incentivo ao aleitamento materno, especialmente a doação de leite humano. Este ano, a atriz Samara Felippo, doadora do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), é a mãe doadora de leite humano a ilustrar os cartazes e folders. A solenidade ocorrerá no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e terá início com uma concentração as 8h30 na Praça XV de Novembro - Rio de Janeiro.

Cerca de 200 profissionais de bancos de leite humano do Estado, diretores de hospitais, bombeiros militares, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e demais autoridades, Unicef, OPS, se encontrarão para tomar as barcas em direção a estação da Praça Araribóia, em Niterói, onde serão recepcionados pela Escola de Samba Unidos do Viradouro. De lá, todos seguirão em carreata para o MAC, onde ocorrerá a solenidade às 10h, com término previsto para 12h, seguido de retorno para o Rio de Janeiro.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (Rede BLH-BR) é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior e mais complexa do mundo. No último ano, os Bancos de Leite Humano foram responsáveis pela distribuição de 116.455 litros de leite humano, beneficiando mais de 161 mil bebês, a maior parte deles prematuros internados em unidades de terapia intensiva neonatal. O Dia Nacional de Doação de Leite Humano tem proporcionado a disseminação do conhecimento sobre as atividades dos Bancos de Leite Humano, com reflexos positivos na sensibilização de novas doadoras voluntárias.

Evidências científicas demonstram que o recém-nascido prematuro e/ou doente tem mais chances de recuperação e, consequentemente, de uma vida mais saudável se durante o período de privação da amamentação puder receber exclusivamente o leite humano ordenhado. Ações que estimulem a utilização de leite humano pelas crianças menores de 2 anos contribuem para reduzir a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil, favorecendo o cumprimento das metas para o desenvolvimento do milênio, em especial a Meta 4? reduzir em 2/3 a mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos entre 1990 e 2015.

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748