Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Banco de Leite Humano da Fundação precisa de frascos de vidro

Publicada em: 13/01/2011
Por: Igor Cruz

O Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) precisa com urgência de frascos de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café solúvel. Os frascos arrecadados são utilizados no armazenamento, pasteurização e distribuição do leite doado aos bebês prematuros e de baixo peso internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Iniciativa da Fiocruz, a experiência brasileira na redução da mortalidade infantil e neonatal por meio da estratégia dos bancos de leite humano é modelo internacional, aplicado em mais de 20 países da América Latina, Europa e África. Pioneira na área, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RedeBLH), que está sediada no banco de leite do IFF, concentra hoje 200 unidades em todo o país. Somente em 2010, mais de 86 mil litros de leite humano disponibilizados por aproximadamente 105 mil doadoras alimentaram mais de 100 mil bebês recém-nascidos, internados em unidades neonatais.

O interesse global pelo tema ganhou força em 2001, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a RedeBLH como a ação que mais contribuiu para redução da mortalidade infantil no mundo, na década de 1990. Com os anos, a experiência rendeu frutos, ultrapassando as fronteiras do Brasil: hoje, o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH) reúne 24 países, em diferentes estágios de desenvolvimento e com perfis socioeconômios e culturais distintos. Isto é possível pela lógica que norteia a expansão da RedeBLH, condicionada pela equação que combina alta eficiência, baixo custo e facilidade de execução.

Desenvolvido no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o sistema de informação e gestão de bancos de leite humano está em funcionamento nas 200 unidades brasileiras e também no Equador, Uruguai e Guatemala, auxiliando gestores a administrá-las. No Brasil, o sistema de informação da RedeBLH — que serve de modelo para o IberBLH —orienta o Ministério da Saúde sobre os locais onde a iniciativa pode ser mais resolutiva, contribuindo para a redução dos índices de mortalidade neonatal.

A entrega dos recipientes pode ser feita nos postos de coleta, localizados no IFF ou no Campus da Fiocruz em Manguinhos. Pelo telefone 08000-26 77 88 é possível agendar com o Programa Bombeiro Amigo do Peito a busca da doação. O mesmo contato pode ser feito pelas mães que queiram doar leite humano ou esclarecer dúvidas sobre amamentação. O IFF fica localizado na Avenida Rui Barbosa 716, no Flamengo.

Fonte: IFF

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748