Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Histórico

Publicada em: 21/02/2008
Por: Leonardo

A Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança - BibSMC nasceu com o Instituto Fernandes Figueira - IFF, em 1924. Naquele ano, Carlos Chagas, então Diretor do Departamento de Saúde Pública do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, e Antônio Fernandes Figueira, chefe da Inspetoria de Higiene Infantil do mesmo departamento, criaram o Abrigo Hospital Arthur Bernardes, para atendimento específico de crianças.

Em 1946, o Abrigo tornou-se Instituto Fernandes Figueira, reforçando seu papel de excelência em estudos e pesquisas biomédicas e de cunho social sobre higiene e medicina da criança, maternidade, infância e adolescência, áreas de especialização do acervo da então Biblioteca do IFF.

Em maio de 1970, por força do Decreto nº 66.624, o Instituto Fernandes Figueira tornou-se uma Unidade Técnico-Científica da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Em 2006, a Biblioteca do IFF passou a se chamar Biblioteca de Saúde da Mulher e da Criança - BibSMC. Um ano depois, a BibSMC inaugurou sua videoteca.

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz
A primeira tentativa de reunião das bibliotecas da Fiocruz aconteceu em 1975, quando a então Biblioteca de Manguinhos (atual Biblioteca de Ciências Biomédicas), a Biblioteca de Saúde Pública (antes Biblioteca da ENSP) e a BibSMC (então chamada Biblioteca do IFF) passaram a ser vinculadas ao Centro de Apoio Técnico - CATE, que por sua vez, respondia diretamente à Presidência da Fiocruz.

Em 1986, conforme Ato da Presidência nº 123/88, de 15/05/88, foi criado o Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBI, do qual faziam parte as três bibliotecas e mais as bibliotecas dos Centros Regionais de Pesquisa Aggeu Magalhães, Gonçalo Muniz e René Rachou.

A criação do CICT em 1986, hoje Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz - ICICT/Fiocruz, foi um grande avanço institucional, bem como a criação do SIBI como um sistema coordenado de bibliotecas.

Durante a realização do III Encontro de Bibliotecários da Fiocruz, em setembro de 2002, foi aprovada a criação da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, incluindo além das bibliotecas integrantes do SIBI, as bibliotecas da Casa de Oswaldo Cruz, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, da Escola Politécnica Joaquim Venâncio e do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane, esta última criada em 2002.

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748