Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Certificado Internacional de Consultor em Lactação pelo IBLCE

Publicada em: 04/04/2008
Por: Leonardo

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores, entre outros profissionais podem se candidatar à certificação

 

O Certificado Internacional de Consultor em Lactação existe desde 1985 e é conferido pelo IBLCE mediante aprovação de exame, oferecido anualmente em diversos países e em treze línguas. O exame é realizado no mesmo dia (última segunda-feira do mês de julho) em todos os locais. Nesse ano será no dia 28 de julho.

Atualmente, existem mais de 15.000 profissionais em 65 países com o Certificado Internacional de Consultor em Lactação.  No Brasil, atualmente, há 64 profissionais com este certificado dentro da validade. Você poderá encontrar a lista desses profissionais nos sites www.iblce.org e www.aleitamento.com.br.

O objetivo básico do Certificado Internacional de Consultor em Lactação é beneficiar o público por meio do estabelecimento de critérios mínimos para a prática dos profissionais que se dedicam ao aleitamento materno. Espera-se que um profissional habilitado com este certificado tenha todas as condições de assistir as duplas mães-bebê e suas famílias e ajudá-las no manejo das dificuldades com o aleitamento materno. Além disso, os profissionais que trabalham com aleitamento materno que possuem este certificado são reconhecidos e, em muitos países, recebem oportunidades diferenciadas em relação àqueles que não o possuem. Para as instituições, os profissionais que possuem o certificado possuem a qualificação para desenvolver um trabalho em aleitamento materno de excelente qualidade, desenvolver protocolos relacionados ao aleitamento materno, repassar os conhecimentos e habilidades a outros membros da equipe e auxiliar na obtenção do título de Hospital Amigo da Criança.
           
Em síntese, o Certificado de Consultor em Lactação pode ser considerado um selo de qualidade do profissional que atua na área de aleitamento materno.

Quem está habilitado a prestar o Exame?           
Podem se candidatar ao certificado, profissionais de diversas áreas tais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores, entre outros, desde que preencham os seguintes critérios:

Médicos:

  • Mínimo de 900 horas de atividades práticas especificamente em aleitamento materno;
  • Mínimo de 60 horas de educação específica em aleitamento materno (cursos, congressos, seminários, palestras) no período de três anos imediatamente anteriores à data de realização do exame.

Outros profissionais de saúde com curso superior:

  • Mínimo de 2.500 horas de atividades práticas especificamente em aleitamento materno;
  • Mínimo de 60 horas de educação específica em aleitamento materno (cursos, congressos, seminários, palestras) no período de três anos imediatamente anteriores à data de realização do exame.

Profissionais de saúde sem curso superior, com pelo menos dois anos de formação acadêmica após o 2º grau:

  • Mínimo de 4.000 horas de atividades práticas especificamente em aleitamento materno;
  • Mínimo de 60 horas de educação específica em aleitamento materno (cursos, congressos, seminários, palestras) no período de três anos imediatamente anteriores à data de realização do exame.

Profissionais que não tenham certificados ou diplomas na área da saúde:

  • Além dos requisitos já mencionados, é necessário documentar no mínimo quatro horas de educação didática em Anatomia e Fisiologia, Sociologia, Psicologia, Desenvolvimento Infantil, Nutrição e Terminologia Médica (conteúdos básicos ou introdutórios, gerais, não específicos de aleitamento materno).


Observação: Há outros critérios de elegibilidade para o exame, pouco aplicáveis no Brasil. Para maiores informações sobre esses critérios, veja o site do IBLCE (www.iblce.org – 2008 Candidate Information Guide).

Revalidação do Título: O título é válido por cinco anos. A revalidação pode ser feita por meio de créditos ou prova. Quem for realizar a prova, não precisa de cartas de referência, nem comprovar as horas de atividades práticas específicas em aleitamento materno e a realização das 45 horas de educação em aleitamento materno nos últimos três anos anteriores à prova, desde que o título não tenha vencido há mais de um ano. Para maiores informações, visite o site do IBLCE (www.iblce.org).

O Exame no Brasil
No Brasil, o exame tem sido oferecido desde 1998, em português, a cada dois anos. Em 2006, o exame foi realizado nos seguintes locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Fortaleza. Em 2008 estão confirmados Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Veja na tabela abaixo os prazos e valores para a inscrição. Nos Estados Unidos, o exame custa de US$420 a US$540, dependendo da época da inscrição. A taxa deve ser paga com a utilização de cartão de crédito internacional, cujo número deve ser informado na ficha “2008 Exam Payment Form – Fees and Deadlines for Brazil”. (Veja abaixo as instruções para obter a ficha). O pagamento pode ser efetuado também por meio de uma ordem de pagamento.

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748