Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Secretaria da Rede Ibero-americana de banco de leite é instalada na Fiocruz

Publicada em: 15/06/2008
Por: Leonardo

 Mesa de abertura da solenidade que inaugurou as atividades da Secretaria Executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano no Icict


A Secretaria-Executiva da Rede Ibero-americana de Bancos de Leite Humano foi instalada, no dia 09 de junho, na Biblioteca de Ciências Biomédicas, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz. A biblioteca foi criada em 1900 juntamente com o Instituto Soroterápico Federal  e continua com a missão de difundir a informação científica e tecnológica em saúde. Entre os presentes, estavam o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o assessor internacional do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, o Coordenador Nacional da Rede BLH, João Aprígio de Almeida, o diretor do Instituto Fernandes Figueira (IFF), José Augusto de Brito, o ministro das relações exteriores, Joaquim Arnaldo Oliveira e a conselheira da secretaria geral Ibero-Americana, Natália Royo.

Durante a solenidade, o coordenador da Rede BLH apresentou o programa, cujo objetivo é implantar pelo menos um banco de leite em cada país e favorecer a troca de conhecimento e tecnologias entre seus membros. Ao todo, sete países já assinaram o acordo multilateral (Argentina, Brasil, Bolívia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela), mas, segundo João Aprígio, a intenção é levar o programa para os 22 países que compõem a América Ibérica.

De acordo com o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o programa representa um grande avanço para a saúde. “Podemos dizer que agora temos a diplomacia multilateral da saúde, e estamos dando um exemplo de que a saúde pode ser a ponte para a paz, a solidariedade e a amizade”, afirma Paulo Buss.

A Rede Ibero-americana seguirá os passos do modelo brasileiro, que vem contribuindo para a redução da mortalidade infantil a partir do compartilhamento do conhecimento e de tecnologias nos campos de aleitamento materno e da saúde da mãe e da criança.


 Acompanhada do coordenador nacional da Rede BLH, João Agrípio de Almeida, a diretora do Icict, Ilma Noronha, corta a faixa de inauguração

Ao cortar a faixa que inaugura a secretaria, a diretora do Icict, Ilma Noronha,  reforçou que, além de um projeto estratégico da Fiocruz, a rede de banco de leite humano é um projeto para a nação brasileira e também para os países parceiros.

Fotos: Vinícius Marinho e Raul Santana

Fonte: www.cict.fiocruz.br

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748