Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Fonoaudiologia neonatal e o aleitamento materno

Publicada em: 26/06/2008
Por: Leonardo

Anualmente, um milhão e meio de crianças morre no mundo por falta de aleitamento materno. Na perspectiva multiprofissional da atenção à saúde, a fonoaudiologia neonatal se encaixa como um recurso importante para o combate a essa estatística tão ruim.

A fonoaudiologia neonatal atua tanto na fase de pré-natal quanto no período de aleitamento materno. O fonoaudiólogo neonatal orienta as mães sobre o desenvolvimento das funções auditivas, preparação dos seios para a amamentação e posicionamento correto do bebê no seio, retirada do leite materno para oferecer ao bebê quando a mãe não estiver presente, desenvolvimento da linguagem e funções neurovegetativas. "As alterações mais comuns no caso dos bebês são cansaço excessivo durante as mamadas, tosses, engasgos, perda de peso. É comum também os recém-nascidos recusarem uma mama, não pegarem a aréola adequadamente ou machucarem o mamilo, e terem tremor de língua", orienta o fonoaudiólogo Carlos Henrique Baldo, que ministra a aula "Mecanismo de Sucção" no IV Curso de Capacitação para o Manejo Clínico da Amamentação, promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno de Uberaba, com apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O curso começou em abril e será encerrado no dia 5 de julho.

No setor de Pediatria da UFTM, mulheres que enfrentam problemas com a amamentação recebem orientação profissional sobre como amamentar seus filhos adequadamente. Enquanto espera pela consulta do pediatra, a mãe pode receber dicas e verificar se está amamentando o filho corretamente. O serviço é gratuito.

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748