Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

Apoio à mulher que amamenta é o tema da 17ª Semana Mundial da Amamentação

Publicada em: 28/07/2008
Por: Roberta Monteiro

De 1º a 7 de agosto será comemorada a 17ª Semana Mundial da Amamentação (SMAM), cujo tema será Amamentação: participe e apóie a mulher. No dia 1º, a Fiocruz será palco da abertura da Semana, que contará com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde José Gomes Temporão. Ainda nesta semana, o Instituto Fernandes Figueira (IFF), unidade da Fiocruz, promoverá um evento no dia 7, das 10h às 12h, no anfiteatro A do Centro de Estudos do Instituto, onde serão debatidos temas sobre a importância de apoiar e incentivar o aleitamento materno, inclusive durante o horário de trabalho, para alcançar o padrão considerado “ouro” da alimentação infantil.

O tema da Semana Mundial deste ano foi inspirado nos Jogos Olímpicos que ocorrem também em agosto, levando-se em conta que para se ter a saúde e o preparo físico de um atleta é essencial um início de vida saudável, o que inclui a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada com o início da alimentação complementar até os 2 anos de idade. A SMAM é uma iniciativa da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA), criada para mobilizar a sociedade a promover ações de incentivo ao aleitamento materno no mundo inteiro.

Segundo a pediatra do IFF, Isa Yoshikawa, a amamentação oferece vários benefícios para a criança, pois previne de infecções, diarréia, pneumonia, otite e também de outras doenças que podem se manifestar com o tempo, como alergia, asma e diabetes. Já para a mãe, previne algumas doenças como câncer de mama e diabetes”, explica a médica.

Investimento e parceria

Desde 1985, a Fiocruz investe e trabalha no campo da pesquisa e do desenvolvimento de Bancos de Leite Humano (BLHs), para garantir que os recém-nascidos prematuros recebam o leite materno. Este investimento tornou possível o Brasil possuir a maior Rede de Bancos de Leite Humano, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo modelo tem sido seguido por países da América Latina e Europa. Atualmente, a Rede conta com 192 bancos de leite e 33 postos de coleta, que conseguem juntos arrecadar aproximadamente 114 mil litros de leite humano ao ano.

O BLH da Fiocruz, localizado no IFF, funciona como referência nacional e internacional em BLHs, e há quase uma década conta com o apoio do programa Bombeiro Amigo do Peito, que passa diariamente nas casas das doadoras que moram no Estado do Rio de Janeiro para recolher o leite fornecido. No ano passado, foram registradas mais de sete mil doações recolhidas pela equipe dos Bombeiros, e no primeiro semestre deste ano foram contabilizadas cerca de duas mil. As mães interessadas em doar o excesso de leite ou receber qualquer tipo de orientação em relação à amamentação, podem ligar gratuitamente para o SOS Amamentação, pelo telefone 0800 268877.

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748