Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
BUSCA NA BASE:
Livros, Periódicos, Dissertações/Teses e Vídeos.

American Family Physician publica revisão sobre diagnóstico e tratamento da mastite

Publicada em: 05/11/2008
Por: Leonardo

As recomendações para o diagnóstico e o tratamento da mastite de mulheres nutrizes foram revisadas e publicadas no número de 15 de setembro do American Family Physician. A mastite é uma infecção que se caracteriza pela presença de inflamação dolorosa localizada nas mamas, associada a sintomas sistêmicos de infecção, como febre e mal-estar, por exemplo.

"Este tema é problemático, especialmente porque pode levar ao desmame, prejudicando a nutrição ideal do lactente", afirmou a autora do estudo, Dra. Jeanne P. Spencer, do Conemaugh Memorial Medical Center de Johnstown, na Pensilvânia. A autora enfatiza a importância de os médicos de família terem mais conhecimento para ajudar as mães a superar as dificuldades da amamentação.

O estudo indica o desmame como uma das complicações mais freqüentes da mastite. Segundo a Dra. Spencer, as mães devem receber informações sobre os inúmeros benefícios da amamentação e devem, também, ser encorajadas a mantê-la.


Veja as principais recomendações, todas com nível C de evidência:

  • Um apoio amplo e eficaz à lactação é essencial para as nutrizes que apresentam mastite.
  • Embora a cultura do leite materno raramente seja necessária para o diagnóstico de mastite, este exame deve ser considerado para os casos refratários ou adquiridos no ambiente hospitalar.
  • Os antibióticos eficazes contra o S aureus são os preferenciais para o tratamento da mastite.
  • A amamentação na presença de mastite não representa nenhum risco ao lactente e deve ser mantida para manter o fornecimento de leite.


Lei mais

Av. Rui Barbosa 716 – 2º andar - Flamengo Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 22250 - 020 | Tel.: (21) 2554-1749 / 1748