Antônio Fernandes Figueira


Nascido em 13 de junho de 1863, Antônio Fernandes Figueira formou-se pela Faculdade de medicina do Rio, em 1887, e foi logo encaminhado ao serviço público pelas Mãos do sanitarista Oswaldo Cruz, tornando-se responsável pela direção da enfermaria de doenças infecciosas de crianças do hospital São Sebastião. Foi ele o primeiro médico do Brasil a deixar a presença das mães ao lado das crianças nas enfermarias, como forma de auxílio no tratamento.
Teve 71 trabalhos sobre a prática da clínica pediátrica publicados.
Em 1895, recebeu um prêmio da Academia de Medicina pelo Trabalho “Diagnóstico das Moléstias do Coração nas Crianças”. Cinco anos mais tarde escreveu um tratado sobre Semiologia Infantil, que não só foi adotado para o ensino médico como foi traduzido e divulgado na língua francesa.
Em 1910, fundou a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Segundo relatos da época, Fernandes Figueira tinha uma qualidade inegável em produção científica, além de ser uma pessoa de grande sensibilidade. Era um poeta e aos 17 anos publicou uma série de poemas sobre o título “Adejos”. Entre outros, escreveu uma biografia de Torres Homem, um livro sobre o padre Antônio Vieira e quatro romances.
Faleceu em 11 de março de 1928.

Fim

Fonte: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz.