Ernani Braga

Ernani Paiva Ferreira Braga nasceu em 1913, no Mato Grosso, vivendo boa parte de sua juventude no Rio Grande do Sul. Cursou medicina na antiga Universidade do Brasil, onde formou-se em 1935. Recebeu o titulo de Sanitarista, pela conclusão do Curso de Saúde Pública, em 1941 .
Foi colaborador do Departamento Nacional de Saúde, da Delegacia de Saúde do Ceará e da Secretaria de saúde do Pará. Na Fundação Sesp, permaneceu de 1944 a 1959, numa das carreiras mais marcantes dentro da instituição. Em 1954, assumiu o cargo de Diretor- Geral do Departamento Nacional de Saúde .
No início dos anos sessenta volta-se para a formação de Recursos Humanos, atuando junto a CAPES/MEC e a Fundação Rockfeller, participando do programa nacional de ensino e pesquisa das ciências Biomédicas. De 1962 a 1967 dirigiu a FEPAFEM, criada com o objetivo de impulsionar o ensino médico da América. A grande experiência acumulada e o enorme e merecido prestígio que conquistou, colocaram – no na Direção da Diretoria de Recursos Humanos da OMS, em Genebra, de 1967 a 1973.
No decorrer desse tempo exerceu também atividades docentes junto a adversas instituições do país e do exterior , foi consultor de inúmeras organizações, participou da Diretoria de Associações como a American Public Healçth Association, a Sociedade Brasileira de Higiene, além de ter desempenhado relevantes funções nas Assembléias Mundiais de Saúde da OMS.

Fim