Doenças Infecciosas

Gripe do Frango

Em 1997 surgiu um novo tipo de vírus da gripe, em Hong Kong, China, até então só encontrados em pássaros. O vírus Influenza A (H5N1) se alastrou provocando uma epidemia de gripe conhecida como gripe do frango.
A cada ano, o vírus da gripe humana passa pelo mundo inteiro, sofrendo mudanças e provocando epidemias quase todos os anos, contaminando milhares de pessoas. Para prevenir o vírus da gripe, as pessoas devem se vacinar anualmente.

Criptosporidiose

A criptosporidiose, chamada de cripto é causada por um parasita. Este parasita é tão pequeno que cerca de 10.000 (dez mil) deles poderia caber no ponto final desta frase.
A cripto pode causar diarréia, dores no estômago e febre. A forma de contágio é através das mãos, quando em contato com fezes de animais ou pessoas contaminadas pela doença e em seguida na água, nos alimentos ou na boca. A prevenção é lavar bem as mãos com água e sabão antes das refeições, após ir ao banheiro e após objetos ou lugares que estiveram em contato com fezes. Deve-se ingerir somente água filtrada ou fervida e tomar cuidado para não "beber-água" durante banhos em piscinas, rios ou lagos.

Ebola

A febre do ebola é uma grave doença causada por vírus. O nome ebola origina-se de um rio na África, onde foram descobertos os primeiros casos da doença, em 1976. Existem quatro tipos do vírus do ebola:Ebola Ivory Coast, Ebola Sudan , Ebola Zaire e Ebola Reston, sendo este último o único tipo já encontrado nos Estados Unidos. Em 1989, alguns macacos levados para a cidade de Reston, Virginia, estavam contaminados com o vírus. Os animais morreram, mas nenhuma pessoa das pessoas que mantiveram contato direto com os animais foi contaminada. Os sintomas do ebola em seres humanos são febre alta, dores no corpo, brotoejas, vômito e dor no peito. A infecção provoca a perda da visão, hemorragias e conduz o paciente a um tipo de coma. A pessoa infectada pelo ebola pode morrer em uma semana após o contágio. Ainda não foram descobertos a cura e nem tratamento para a doença.

Ciclosporiase

A ciclosporiase é causada pelo 'Cyclos', um minúsculo parasita impossível de ser visualizado sem o uso de um microscópio. O contágio da doença é através de alimentos ou da água, quando ambos estão em contato com fezes. Os sintomas aparecem aproximadamente uma semana após a contaminação. Começam com mal estar e diarréia seguidos de cansaço, falta de apetite e perda de peso e em alguns casos cólicas, náuseas e febre. Se a pessoa não procurar um médico os sintomas podem durar semanas ou meses. O combate a ciclosporiase é feito com o uso de antibióticos.
Para prevenir a doença é necessário lavar bem, em água corrente, frutas e vegetais antes de comê-los e beber somente água filtrada.

Resistência aos medicamentos

A resistência aos medicamentos ou resistência à droga, acontece quando as drogas antimicrobianas (antibióticos) não são mais capazes de combater os micróbios (vírus, bactérias, fungos ou parasitas). Esses micróbios sobrevivem e continuam se multiplicando causando ainda mais danos à saúde do paciente. Por exemplo, quando uma pessoa ingere algum antibiótico, a droga irá combater somente algumas das bactérias causadoras da doença. As bactérias restantes são os micróbios resistentes à droga.
Isso acontece devido ao uso excessivo de antibióticos, a chamada "resistência à emergência". Por isso seu uso deve-se apenas quando necessário e jamais ingeridos sem indicação médica. O tratamento deve ser seguido de acordo com o receituário, mesmo que a infecção pareça controlada.


Hepatite B

A hepatite é uma doença grave do fígado causada pelo vírus HBV (Hepatite B vírus) e é encontrado no sangue e nos fluídos do corpo de uma pessoa infectada. As formas de contágio são através de relações sexuais sem uso de preservativos e seringas compartilhadas. Os bebês são infectados pela mãe no ato do nascimento. Os sintomas são dores no abdômen, cansaço, falta de apetite, dores nas juntas e cor amarelada na pele e nos olhos. Em alguns casos, a pessoa não tem os sintomas da doença e não sabem que estão contaminadas. Em bebês e crianças a infecção pode ser prolongada, resultando em danos ao fígado, como câncer e até levar à morte. Por isso, a vacinação contra a hepatite B é imprescindível nos primeiros anos de vida. Com apenas três doses a pessoa está protegida.

 

Meningite

A meningite é uma infecção dos fluídos da espinha dorsal ou do cérebro, podendo também ser causada por vírus e bactérias. A meningite viral, geralmente não provoca danos nem sintomas ao paciente. Já a meningite bacteriana causa sérios problemas à saúde, em geral, perda de audição, lesões cerebrais e até perda dos movimentos dos braços e pernas. Os sintomas começam com febre alta, dores de cabeça e torcicolo. Se a doença for detectada logo no início, o tratamento será feito com antibióticos.
As formas de contágio podem ser através do beijo, porém com menos intensidade como se contrai gripes e resfriados. A meningite não é transmitida através do toque ou permanência no mesmo local que uma pessoa contaminada, mas as pessoas que convivem com pacientes de meningite, devem tomar antibióticos para se prevenir.

HIV

HIV é o vírus causador da aids. Este vírus se aloja no sangue, sêmen, secreções vaginais e leite materno de uma pessoa contaminada. O HIV é transmitido através de relações sexuais ou pelo sangue, como agulhas compartilhada. Mulheres grávidas também transmitem o vírus para o bebê. Não se contrai aids através do ar, comida, insetos e nem tampouco em contatos casuais, como abraços, beijos ou apertos de mão. O HIV ataca o sistema imunológico, que com o passar do tempo se torna fraco demais para combater infecções. Não é possível detectar se uma pessoa possui aids ou não, pois uma pessoa aidética pode permanecer saudável por anos. Para prevenir a aids é preciso usar preservativos nas relações sexuais, evitar bebidas alcoólicas ou drogas que não permitam pensar com clareza e jamais compartilhar seringas.


Raiva

A raiva é uma grave doença causada por vírus. A cada ano, esta doença mata mais de cinqüenta mil pessoas e milhões de animais no mundo inteiro. Qualquer animal pode contrair a raiva, em geral, pela saliva (através de mordidas) de um outro animal infectado. Os animais infectados apresentam reações diferentes do normal. O animal domesticado pode avançar ou tentar morder, por isso devem ser vacinados periodicamente. Já o animal selvagem, tem reações semelhantes com a de animais domesticados e é importante tomar cuidado e não por as mãos em animais silvestres. Se uma pessoa for mordida por algum animal portador da raiva, o que se deve fazer é lavar bem o local afetado com água corrente e sabão e consultar um médico imediatamente.

Antrax

Antrax, em geral, é uma doença comum entre os animais, porém os seres humanos também podem contrair a doença através do contato com animais infectados, estejam vivos ou mortos.
O antrax pode se alojar em uma pessoa através de cortes ou arranhões, do ar ou da ingestão de carne derivada de animais contaminados. Os sintomas são pele dolorida, problemas respiratórios, vômito, diarréia e dores pelo corpo. A manifestação da doença em forma de dores na pele foi a única apresentação dos sintomas encontrado nos Estados Unidos nos últimos anos e pode ser tratada com antibióticos. O antrax já foi usado como armas biológicas, o chamado bioterrorismo. Departamentos de saúde pública de todo o mundo estão trabalhando para proteger a população contra o bioterrorismo.

Voltar