De Olho no Piolho!

De repente a cabeça coça daqui, coça de lá... Será piolho?

O que é piolho?

O piolho é um inseto bem pequeno que vive entre os cabelos e dá muita coceira. Isso porque ele se alimenta do sangue que suga da sua cabeça, por isso coça. O pior, é que quando aparece um na certa muitos outros vêm por aí, pois uma única fêmea pode por até 140 ovos, chamados de lêndeas.

Como se pega piolho?

Por serem insetos muito ativos e se movimentarem com muita rapidez, os piolhos podem passar de uma pessoa para outra com muita facilidade. As crianças em idade escolar (de 3 a 10 anos) são as mais afetadas, especialmente as meninas.

Quais os sinntomas?

Começa com uma coceira de leve que depois vira um grande desconforto. Se a coceira for constante pode causar feridas no couro cabeludo.

Como acabar com eles?

Nada melhor do que aqueles xampus e loções específicas contra piolhos que são vendidos nas farmácias. Além disso, outro grande aliado é o pente fino, que ajuda a remover piolhos e lêndeas.

Pra não pegar piolho:

* Evite contato com presilhas, escovas, bonés e travesseiros de outra pessoa.

* Manter os cabelos sempre lavados e prende-los somente quando estiverem secos.

* Peça pra mamãe sempre examinar a sua cabeça, pra ver se tem algum piolho ou lêndea.

Biobliografia:

* BORROR, Donald J. & Delong, Dwight M., Introdução ao Estudo dos Insetos, Editora Edgard Blücher Ltda –São Paulo, SP. 1969, 653 páginas.

* VERONESI, Ricardo & Focaccia, Roberto, Tratado de Infectologia, 2º ed. Editora Atheneu - São Paulo, SP, 2004. Volume 2, 1765 páginas.

* REY, Luis. Parasitologia - Parasitos e doenças Parasitárias do homem nas Américas e na África, 2º ed. Editora Guanabara Koogan , 1991 - Rio de Janeiro, RJ. 731 páginas.

* SAMPAIO, Sebastião de Almeida Prado & Rivitti, Evandro A., Dermatologia 1ª ed., 1998. Editora Artes Médicas - São Paulo, SP. 1155 páginas.

Texto de Cássia Nunes, revisado por Ivana Silva

Voltar