Rubéola


Cássia Nunes e Ivana Silva


A rubéola, sarampo alemão ou sarampo de três dias é uma doença causada por vírus (gênero Rubivirus da família Togaviridae).
É transmitida através do contato direto através de minúsculas gotas de saliva liberadas no ar ao tossir, espirrar ou falar, ou através da mãe para o feto através da circulação comum. Apresenta este nome pelo aspecto avermelhado ou rubro do paciente. É uma das poucas infecções virais que podem causar anormalidade fetais, no caso da gestante ter contato com a doença. O paciente deve ficar isolado durante uns 10 dias após o aparecimento da erupção, visto que é uma doença contagiosa.
O período de incubação é de 14 a 21 dias e logo após começam os sintomas tais como: febre alta, cefaléia, mal-estar, dor de garganta, aumento das glândulas perto do pescoço e ouvidos e pintinhas vermelhas na pele. A rubéola dura cerca de uma semana.

Existe a chamada rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto pela circulação sanguínea, é a forma mais grave da doença porque pode provocar malformações congênitas como surdez e problemas visuais na criança. Também pode levar a parto de nati-mortos.
Para a rubéola não tem tratamento. O médico pode apenas aliviar alguns sintomas como a febre e a cefaléia com medicamentos específicos. E, também é aconselhado que o paciente faça repouso.
A rubéola é prevenida com a vacina Tríplice viral sendo eficiente em quase 100% dos casos e deve ser administrada em crianças aos 15 meses de vida. Mulheres que não tiveram a doença devem ser vacinadas antes de engravidar.

Referências Bibliográficas:
· Penna, G. O., et al Doenças infecciosas e parasitárias: aspectos clínicos, de vigilância epidemiológica e de controle - Guia de bolso - Brasília : Ministério da Saúde: Fundação nacional da Saúde, 1999.
· Hashmey R, Shandera W.X. Infectious Diseases: Viral & Rickettsial. In:Tierney Jr. LM, McPhee SJ, Papadakis MA, editors. Current Medical Diagnosis and Treatment. 36th ed. Stamford: Appleton & Lange; 1997. p. 1218-1219.

Sites acessados para consultas:
http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude
http://www.cives.ufrj.br/cva/doencas

Voltar