Sarampo

Cássia Nunes e Ivana Silva

O sarampo é uma Infecção viral (gênero Morbilivírus, família Paramyxoviridae) facilmente transmitida de pessoa para pessoa, e, também é extremamente contagioso sendo muito comum na infância.
É uma doença parecida com a catapora, pois também faz surgir bolinhas vermelhas pelo corpo e coceira. No início a criança tem febre, tosse, olhos inchados e irritados em lugares muito iluminados, podendo surgir pequenas ínguas no pescoço. Com o passar das 24 horas os sintomas vão piorando com o desânimo e surgem diversas pintinhas vermelhas pela pele da cabeça para os pés. Estas pintinhas ficam por um período de cinco a seis dias onde a criança passa para a fase de convalescença onde as manchas tornam-se escuras e começam a descamar. Esta doença deve ser tratada com muito cuidado e com acompanhamento médico, pois podem surgir complicações tais como: pneumonias, encefalites, otites, diarréias e etc.
A principal medida de prevenção do sarampo é a Vacinação. Deve ser aplicada uma dose da vacina anti-sarampo a partir dos nove meses, dose adicional a partir dos 12 meses, juntamente com o reforço da tríplice bacteriana (DTP) e da Sabin ou com a tríplice viral (sarampo. rubéola, caxumba – MMR).
O único tratamento para esta doença é repouso absoluto, e medicação prescrita pelo médico para alívio dos sintomas. O sarampo pode facilitar infecções bacterianas deverão ser tratadas com antibióticos adequados para o tipo da infecção ocorrida.
O sarampo é uma doença que dura até duas semanas.


Referências Bibliográficas:

· Costa, B. V., Doenças Infecto-contagiosas – Sarampo http://www.santalucia.com.br/sarampo2.htm. Site acessado em 13 de dezembro de 2004 as 11:53s.

· Sarampo. Centro de Informação em Saúde para Viajantes; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Sites acessados para consulta:

http://www.pgr.mpf.gov.br/pgr/saude

http://www.cives.ufrj.br/cva/doencas

Voltar