Perereca

 

Ficam na vegetação próximo aos riachos, lagos, rios e represas e não é raro após uma chuva encontrá-las em nosso jardim, ou em lugares úmidos da casa.
Na época reprodutiva são encontrados à noite, trepadas na vegetação ao redor das poças, e também, muito raramente no chão.
As pererecas possuem na ponta de cada dedo pequenas almofadas adesivas com que se prendem facilmente às superfícies em que pulam. As pererecas podem realizar vôos de quase dois metros.
A reprodução das pererecas e feita de maneira bastante curiosa. Primeiro a fêmea escolhe uma árvore pendente sobre o pântano, riacho ou grandes poças de água. Os ovos são depositados nas folhas dos ramos mais baixos e estão envolvidos em uma substância pegajosa bem parecida com clara de ovo. A fêmea, muitas das vezes ajudada pelo macho, bate com as patas traseiras nessa massa até que ela fique como clara batida em neve.
Quando nascem, os girinos soltam uma substância livrando-os da massa pegajosa, caindo na água para começar sua vida aquática até a forma adulta.