Conteúdo da caixa de primeiros socorros                

            Podemos definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.
            Qualquer pessoa treinada poderá prestar os Primeiros Socorros, conduzindo-se com serenidade, compreensão e confiança. Conhecimentos básicos de primeiros socorros são fundamentais, pois podem salvar uma vida. Procure ler o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz.
Manter a calma e o próprio controle é fundamental. Contudo, o auxílio de outras que possuam igual controle também é importante. Ações valem mais que as palavras, portanto, muitas vezes o ato de informar ao acidentado sobre seu estado, sua evolução ou mesmo sobre a situação em que se encontra deve ser avaliado com ponderação para não causar ansiedade ou medo desnecessário. O tom de voz tranqüilo e confortante dará à vítima sensação de confiança na pessoa que o está socorrendo.
            Tenha em casa uma caixa de primeiros socorros, em um local de fácil acesso. Saiba como estancar um ferimento, tratar uma queimadura e conheça as técnicas de ressuscitação cardio-pulmonar. Tenha à mão o número de telefone do seu médico, serviço de ambulância, bem como o do Corpo de Bombeiros e pronto socorro.
Lembre-se, prevenir é sempre melhor!

Caixa de primeiros socorros
Deve conter uma série de instrumentos, medicamentos, soluções, e é preciso que sejam bem acondicionados, organizados, para facilitar o uso, no caso de uma emergência.
Todos os frascos devem estar rotulados, os instrumentos pontiagudos como pinças, tesouras, embalados de forma adequada, assim como as ampolas.
Os medicamentos devem ser sempre vistoriados, para verificar o prazo de sua validade. Os que tiverem os prazos vencidos serão inutilizados e substituídos por outros novos.
Devemos ter em casa uma caixa de primeiros socorros contendo os seguintes itens:


Itens da caixa de primeiros socorros

Instrumentos

Termômetro

Tesoura

Pinça

conta-gotas

Material para curativo

algodão hidrófilo

gaze esterilizada

Esparadrapo

ataduras de crepe

caixa de curativo adesivo

Antissépticos

solução de iodo

água oxigenada – 10 volumes

Álcool

Éter

água boricada

Medicamentos
 

analgésicos em gotas/comprimidos

antiespasmódicos em gotas/comprimidos

colírio neutro

sal de cozinha

soro fisiológico