Piscina

Dados demonstram que é significativo o número de crianças que se afogam em piscinas da própria casa, mesmo sob o cuidado de pessoas adultas. Um mero descuido  basta para que ocorra um afogamento.
Se sua casa ou prédio tem piscina, insista na construção de uma grade de proteção com trava de segurança na colocação de uma cobertura.
Em piscinas deve-se estar sempre atento ao movimento de crianças, portanto aconselhamos que as crianças só devam tomar banho de piscina se estiverem na presença de um adulto capaz de vigia-las com bastante atenção. É importante colocar bóias nas crianças que não sabem nadar. Deve-se avaliar com cuidado a proporção entre o tamanho da piscina e da criança, considerando suas condições físicas.  Quando a profundidade da piscina for superior à altura das crianças, não permitir que elas andem agarradas nas bordas sem que estejam devidamente protegidas.
A cobertura para piscina é feita de lona resistente, ela é presa com ganchos nas bordas.
Saiba quais são os amigos ou vizinhos que têm piscina em casa, e, quando seu filho for visitá-los, certifique-se de que será supervisionado por um adulto enquanto brinca na água.
Nunca deixe a criança sozinha dentro ou próxima da água, mesmo em lugares considerados rasos.
Instale cercas de isolamento ao redor da piscina com pelo menos 1,5 metro de altura, equipadas com portões e travas;
Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes. Esses recursos devem ser usados em conjunto com as cercas e a constante supervisão dos adultos.

Matricule as crianças em aulas de natação. Se você não sabe nadar, matricule-se também.