Prevenção de Riscos

Avalie os riscos

O lar também pode esconder riscos e devemos estar atentos para a possibilidade de ocorrência de acidentes graves em casa.

Somos os maiores interessados e também os responsáveis por manter nossos lares em segurança. Para isso, precisamos descobrir os riscos e eliminá-los. É importante também conscientizar toda a família

Preste atenção, pois as crianças aprendem por imitação e podem repetir coisas perigosas da mesma maneira que podem aprender as coisas úteis. Nos primeiros anos de vida as crianças não têm noção de risco. Justamente por causa disso, os adultos devem evitar, fazer ou executar atividades que não gostaríamos que as crianças imitassem, na frente delas, como por exemplo: ingerir remédios, fumar, colocar objetos estranhos na boca, dentre uma infinidade de atitudes que fazemos sem nos atentarmos para este fato.

Precisamos estar conscientes que no ambiente do lar existem uma infinidade de objetos que não foram feitos ou projetados para serem manipulados por crianças, principalmente porque a maioria das residências não é projetada considerando-se a presença de crianças ou de idosos.

Diminua o risco

Muitos acidentes podem ocorrer dentro de casa, no entanto podemos apontar para uma série de ações, ou medidas de precauções básicas de segurança, como as referentes à eletricidade e o gás e outras referentes à aparelhos, produtos e instalações, que poderão auxiliar a tornar o lar em um local mais seguro.

Recomendações gerais de segurança:

Abaixo estão relacionadas algumas recomendações elementares e de adoção muito simples e rápida:

Dicas de Prevenção caso haja crianças em casa

 

E finalmente, antes de sair de casa, verifique: