Quedas

As principais causas de quedas dentro de residências podem ser: pisos escorregadios que tenham sido encerados ou polidos, ou ainda que estejam sendo lavados; pisos esburacados; existência de vãos abertos ou mal protegidos; rampas ou escada escorregadios e sem corrimão; utilização de objetos inadequados para subir ou alcançar objetos que estão a outra altura; obstrução por objetos espalhados; luz insuficiente; dentre outros.

As quedas podem causar sérias lesões, como os traumatismos cranianos. No Brasil, cerca de 80 mil crianças são hospitalizadas em conseqüência das quedas. As crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são lugares para brincar.

Existe uma série de recomendações que evitam acidentes com quedas, estes vão desde a observação de nunca utilizar calçados com saltos desgastados ou sola lisa, até evitar correrias e afobamentos. Olhe sempre por onde pisa.

Quando precisar subir em altura desejada, não improvisar com caixotes, bancos, pias, lavanderias, vasos sanitários, beliches e assemelhados. Use uma escada, que é um instrumento de grande utilidade no lar. Antes, verifique se a mesma está em boas condições de uso. Cuidar o piso onde ela vai ser instalada.

Como ainda existem muitas causas que são relacionadas à conservação da casa, recomendamos que verifique constantemente as condições de segurança de sua casa. Não hesite em fazer consertos e melhorias.

Assegure-se das seguintes condições:

Objetos no chão

Hábitos como o de não ensinar as crianças a recolherem seus brinquedos após o divertimento, ou o não recolhimento imediato de qualquer objeto deixado no chão, têm sido as causas de muitos acidentes com queda.

 

Escadas

As escadas devem possuir corrimões dos dois lados a fim de evitar acidentes, portanto estes devem ser sempre utilizados. Este não é um local para brincadeiras de crianças e nem devemos descê-las correndo.

Nas residências com crianças o ideal é a colocação de grade de proteção (portão baby-gate) no alto da escada, caso não tenha condições bloqueie com obstáculos.

As escadas internas devem possuir fita antiderrapante na beirada de cada degrau da escada, se o piso que a reveste for escorregadio.

O cuidado deve ser redobrado no caso de escadas externas e maior ainda quando estiver molhada pela chuva ou orvalho.

Não use escadas improvisadas, do tipo banco em cima da mesa, ou qualquer outra semelhante. Principalmente subindo em cima do vaso sanitário. Ele pode quebrar e além da queda você pode ferir-se.

Mezanino

É o pavimento intermediário, resultante da subdivisão vertical de ambientes, deve ter pé-direito não inferior a 2,50 m, acesso por escada permanente e possuir guarda-corpo.

Caminhar no escuro

Devemos evitar andar no escuro. Se for inevitável, devemos caminhar bem lentamente, passo a passo, com os braços estendidos à frente.

Nas residências onde há crianças que levantam à noite, para ir ao banheiro ou beber água convém deixar no corredor de acesso ao quarto, um dispositivo luminoso, de fraca densidade, aceso.

Cuidado ao transportar grandes volumes de materiais que possam obstruir a sua visão. Nunca caminhe ou desça escadas com grandes volumes.

Grades de proteção de janelas

Se você mora em prédio de apartamentos ou casa de sobrado e tem crianças, não deixe móveis onde elas possam subir e alcançar as janelas.

O ideal é a colocação de grades protetoras ou telas protetoras de nylon em todas as janelas, a fim de evitar que as crianças se debruscem e caiam.

Tapetes em chão escorregadio

Se o assoalho de sua residência é de tábua corrida ou tacos lisos e encerados, ou então de cerâmica lisa, granito ou mármore polido, não use tapete de tecido, pois podem se tornar extremamente perigosos principalmente para as pessoas de mais idade.

Existem dispositivos colantes que podem ser colocados no verso dos tapetes, a fim de os firmar ao piso.

O tapete recomendado para ser colocado dentro do box do chuveiro é o de borracha aderente, para evitar escorregões na água com sabão.

Áreas de circulação desobstruídas

Os corredores devem estar desobstruídos. Verifique se existem fios em que se possa tropeçar, móveis com arestas pontiagudas estreitando as passagens e até galhos em seu jardim, que estejam na altura do seu corpo, principalmente dos olhos.

Banheiros

Os banheiros, juntamente com a cozinha, são os locais mais perigosos na casa em matéria de quedas, e onde as pessoas entram e trancam a porta, a fechadura ideal para esse local, é aquele tipo trinco por dentro, e por fora um orifício quadrado. Pois é muito freqüente criança se trancar no banheiro e depois sentir dificuldade de abrí-lo, e nós termos de abrí-lo, com este tipo de fechadura a abertura se faz com o uso de uma chave de fenda.

Vestuário

Evite utilizar-se de vestimentas que possibilite quedas tais como: calça boca larga arrastando no chão, tamancos, calçados com sola gasta, cadarços desamarrados, caminhar apenas com meias, etc.

Reparos em telhados

As quedas dos telhados são acidentes muito comuns, geralmente fatais ou com sérias seqüelas.

Para subir ao telhado ou ao forro é preciso ter equipamentos adequados, como cordas e escada de marinheiro com corrimão. Não suba no telhado, para trocar telhas ou instalar ou regular antenas de TV, deixe esse serviço para um profissional especializado.

Pisos

Como dissemos anteriormente esta é uma das principais causas de quedas dentro das residências. Mande consertar pisos defeituosos, tacos soltos, carpetes com ondulações, pontas viradas, etc. Não devem apresentar saliências nem depressões, para não prejudicar a circulação de pessoas.

Os pisos, corredores e passagens com risco de escorregamento deverão ser revestidos com material anti-derrapante.

Isole as áreas que possuem pisos escorregadios ao lavar o chão e aguarde que os mesmo sequem para liberá-los. Diminua a freqüência de encerar ou polir os pisos.

Rampas

Devem possuir largura mínima de 0,80 m, com inclinação máxima de 15 e terem corrimão a 1,00 m de altura, a contar do piso da rampa. O piso das mesmas deve ser de material anti-derrapante.

Se a queda for inevitável...

Ao cair, relaxe o corpo e curve os braços e pernas. Procure proteger principalmente a cabeça e costas.

Recomendações para prevenir quedas com crianças:

Mantenha uma mão segurando o bebê durante a troca de fraldas. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo que seja por pouco tempo.

ATENÇÃO, consulte http://www.sarah.br/

Quedas em casa - Guia de segurança para pessoas idosas - 126 KB