Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

No sonho de Dumont, a Marambaia vai voar

Em parceria com a Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Escola de Samba Marambaia, de São Luís, levou para a avenida, em fevereiro de 2006, o enredo "No sonho de Dumont, a Marambaia vai voar".

A idéia do desfile, que fez parte da programação oficial de eventos dos 100 anos do vôo do 14 bis, surgiu no Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência, do Departamento de Física da UFMA, que levou a proposta à escola Marambaia.

Acertado o enredo, o coordenador da Ilha da Ciência, Antonio Oliveira, apresentou o projeto do desfile à Comissão Interministerial para as Comemorações do Centenário do Vôo do 14 bis, criada em março de 2005 com a missão de selecionar propostas para compor a programação comemorativa da efeméride. A proposta da Ilha da Ciência foi aprovada pela comissão para integrar a comemoração. O desfile conseguiu apoio da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Maranhão, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), da Secretaria Estadual de Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Departamento de Popularização e Difusão da C&T.

Um dos destaques do desfile da Marambaia, idealizado pelo carnavalesco Guilherme Mendes Ferreira, foi uma réplica do 14 bis. O avião tinha 7 metros de envergadura por 6 metros de comprimento, e fez sucesso no desfile.

Fontes:

OLIVEIRA, Daniela. “Santos-Dumont: ontem em Paris, hoje nas Passarelas do samba”. Jornal da Ciência, n.568, Rio de Janeiro, 10 fev. 2006.

OLIVEIRA, Daniela. “14 bis sacode desfiles de escolas de samba no Maranhão e em SP”. Jornal da Ciência, n.570, Rio de Janeiro, 10 mar. 2006.


Versão para impressão: