Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Novela e ciência

Os meios de comunicação de massa vêm sendo cada vez mais utilizados na divulgação da ciência. Temas relacionados à ciência e à tecnologia têm aparecido freqüentemente como objeto – central ou secundário – na mídia, contribuindo para a criação de uma imagem coletiva da ciência e dos cientistas.

Um dos gêneros de maior alcance no país, as novelas sempre atingiram grandes audiências em diferentes mídias. No Brasil, transmitidas primeiro pelo rádio e depois pela televisão – são os programas mais populares, atingindo enormes audiências, alcançando algumas vezes 50% da população.

Um exemplo que aliou entretenimento e discussões sobre ciência nesse gênero foi a novela "O Clone", transmitida pela TV Globo entre outubro de 2001 e junho de 2002 para uma audiência média diária de 85 milhões de pessoas, e que tratou de questões relacionadas à clonagem humana.

Fonte:

MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. “Human cloning: A soap opera as a science communication tool”. Artigo apresentado na 7a Conferência de Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia, Cape Town, África do Sul, 4-7 dez. 2002.

Confira abaixo novelas brasileiras que abordaram temas científicos:

"Araponga"

"Barriga de aluguel"

"Chamas da vida"

"Coração de estudante"

"Fera ferida"

"Fogo sobre terra"

"Laços de família"

"O Clone"

"Renascer"

"Zazá"


Versão para impressão: