Tese (Doutorado) - 2004
Autor: Lacy Varella Barca de Andrade
Programa Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Instituto de Bioquímica, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
Neste trabalho são analisadas as diversas maneiras pelas quais o conhecimento científico é apresentado nos telejornais diários, os programas jornalísticos de maior audiência da televisão e a principal fonte de informação para a maioria dos brasileiros, que têm acesso limitado aos meios impressos de informação, em virtude de condições socioeconômicas e culturais. Tomando como base a análise de uma ampla amostra de noticiários veiculados por duas redes de televisão no Brasil e uma rede de televisão nos Estados Unidos da América, além de entrevistas com os editores-chefe dos programas, o espaço comparativo das informações sobre ciência e tecnologia no cardápio de notícias oferecido todos os dias aos telespectadores é analisado nesta tese. O trabalho também compara o espaço ocupado pelas matérias científicas com as de outras editorias; a proporção entre notícias sobre pesquisas desenvolvidas no Brasil e no exterior; a incidência de assuntos por área do conhecimento; as características da abordagem do fato científico nas principais matérias; e os critérios adotados pelas emissoras para a inclusão de temas de ciência e tecnologia nos telejornais. A observação e análise desses dados permitiram desenhar uma visão geral do interesse jornalístico pelos temas de ciência e tecnologia e das formas como ocorre sua inserção nos programas informativos da televisão, além da contribuição que esta divulgação pode oferecer ao entendimento público da ciência e tecnologia pela população brasileira.
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