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Fundação Oswaldo Cruz

Divulgação e marketing da ciência. Uma análise do documentário como instrumento híbrido de comunicação científica pública

Tese (Doutorado) - 2003

Autor: Alessandra Pinto de Carvalho

Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo

Resumo

A ciência e tecnologia valorizam cada vez mais o uso da comunicação pública de seus produtos para legitimá-los perante a sociedade. Esta situação faz surgir inúmeras possibilidades de divulgação, que vão além dos meios de comunicação de massa, e exige que os cientistas assumam um discurso menos burocrático, mais atraente e parcial. A análise do conteúdo de documentários em vídeo, produzidos pela Videociência, no Brasil, revela que instituições brasileiras de pesquisa científica adotaram um tipo de comunicação pública com fins promocionais: o marketing da ciência, que se apresenta como um misto de propaganda institucional e divulgação científica com objetivos de solidificar a imagem benevolente da ciência e estimular a confiança e o investimento em pesquisas.


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