Publicada em: 04/02/2009 às 16:24 |
Instituições acadêmicas e popularização da ciência: reflexões a partir do caso do Museu Nacional de História Natural de Paris Tese (Doutorado) - 2002 Autor: Danielle Grynszpan Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção – Divulgação Científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro Resumo O objetivo desta tese é estudar a trajetória recente de uma prestigiosa instituição de pesquisa tradicional em Biologia, o Museu Nacional de História Natural de Paris. O principal interesse é compreender as razões pelas quais a missão de difusão científica terminou por se tornar fundamental para essa instituição de pesquisa, a partir de 1985. Procuramos aprofundar o estudo do contexto interno, sem descurar de uma análise global do entorno parisiense ligado à popularização da ciência. O contexto político educacional e cultural francês foi também levado em conta, além das possíveis influências do movimento internacional ligado à renovação dos museus científicos. Algumas questões mostraram-se chave, como os conceitos de alfabetização científica e de interatividade, assim como se aponta para a conformação de um novo campo específico de pesquisa: a museologia científica. |