Publicada em: 04/02/2009 às 16:32 |
A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil Tese (Doutorado) - 2006 Autor: Daniela Franco Carvalho Jacobucci Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas Resumo Esta pesquisa teve por intuito investigar as ações de formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil, na atualidade, e caracterizar os modelos de formação adotados por esses núcleos de divulgação científica. Foram realizadas visitas investigativas a doze núcleos de divulgação científica para coleta de dados, envolvendo o resgate de documentos produzidos por esses núcleos, observação “in loco” dos espaços e das atividades desenvolvidas, em especial os programas de formação continuada de professores, e entrevistas com as respectivas equipes técnicas. Foram analisados catorze programas oferecidos pelos núcleos, sendo que seis foram classificados como pertencentes ao modelo clássico de formação de professores, outros seis se enquadraram no modelo prático-reflexivo, e dois no modelo emancipatório-político. Assim, observa-se que enquanto nos anos 60 e 70 a grande maioria dos programas de formação de professores nos centros e museus de ciências pertencia ao modelo clássico, atualmente, há uma maior incidência em ações formativas centradas no modelo prático-reflexivo, e inclusive algumas no modelo emancipatório-político. Clique aqui para baixar o arquivo completo em PDF. |