Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Associação Brasileira de Educação

Criada em 1924, a Associação Brasileira de Educação (ABE) também foi fruto do movimento organizado de cientistas e intelectuais da época. Sua finalidade era promover a difusão e o aperfeiçoamento da educação e cooperar com as iniciativas que viessem ao encontro desse objetivo.

Reuniu, em sua primeira diretoria, o advogado Levi Carneiro; Candido de Mello Leitão, médico catedrático da Escola Superior de Agricultura e Medicina; Veterinária e professor da Escola Normal; C. Delgado de Carvalho, professor do Pedro II e da Escola Normal; Heitor Lyra da Silva, engenheiro e professor da Escola Nacional de Belas Artes. Os quatro ocuparam a função de presidente, que era renovada a cada três meses. Também participaram da primeira gestão Mario Brito (secretário-geral), engenheiro e catedrático da Escola Politécnica, e Branca Fialho (tesoureira).

O lema da instituição era, segundo o Boletim da ABE (julho de 1927): "O problema da educação nacional só estará a caminho de ser resolvido no dia em que possuirmos uma 'elite' esclarecida e consciente, capaz de compreender sua importância e de empreender sua solução. Preparar uma 'elite' é, pois, o primeiro passo a realizar". (1)

A ABE foi o principal agente de promoção de atividades relacionadas à difusão científica na década de 20. Entre 1926 e 1929, realizaram-se cerca de 50 eventos por ano, entre cursos, palestras e conferências. Nas décadas seguintes, com a atuação destacada de Anísio Teixeira, a Associação teve importante papel na defesa da educação pública no Brasil.

Saiba mais sobre os cursos e conferências promovidos pela ABE.

(1) Boletim da ABE, ano II, n. 6, jul./1927. p. 1.


Versão para impressão: