Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Jornal científico, econômico e literário, relações, viagens, poesias e anedotas, misto de instrução e recreio acomodado a todos os gêneros de leitores

Assim como os Anais Fluminenses de Ciências, Artes e Literatura, esse periódico, publicado em 1826, foi dirigido por José Vitorino dos Santos e Souza, com a colaboração de Felisberto Inácio Januário Cordeiro. Dividia-se em cinco seções, e a de “Ciências e Artes” reunia assuntos relativos à filosofia, história natural, física, química e agricultura.

Em seu primeiro número foi publicado um artigo, intitulado “Teoria do Universo ou a causa primitiva do movimento e de seus principais eventos”, que teve continuidade nos números seguintes e cujo autor, desconhecido, usava o pseudônimo “Allix”. Segundo Allix, "existem somente três elementos primitivos na Natureza, que são o calórico, a luz e o carbônio...”.

Outro artigo, na seção “Agricultura e Economia Rural”, intitulado “Lições de química agrícola de Davy”, trata da composição e da natureza dos solos, dos produtos e das substâncias necessárias ao desenvolvimento das plantas.

Fontes:

SAMPAIO, Nadja Paraense. Palestra proferida na Fiocruz. Rio de Janeiro, 14 ago. 2007.

SANTOS, Nadja P e ALENCASTRO, R Bicca de: Pinto, Ângelo da C. “Jornais científicos brasileiros do século XIX (1813-1889) - Publicações na área da química”. Química Nova. (Submetido)


Versão para impressão: