Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

O Investigador Português

Foi um periódico publicado em Londres, Inglaterra. Tinha circulação mensal e contava com o apoio da Coroa Portuguesa, então estabelecida no Rio de Janeiro.

Circulou entre julho de 1811 e fevereiro de 1819, totalizando 23 volumes contendo 92 cadernos mensais, com um número de páginas por caderno que oscila entre 101 e 234.

O jornal dividia-se em quatro partes. Na primeira, veiculava-se notícias sobre as novidades em literatura, e eram publicados trechos de suas melhores passagens seguidos de opiniões críticas sobre as obras. Na segunda parte, revelavam-se as mais recentes e importantes descobertas no mundo das ciências naturais. Ganhavam destaque temas ligados à botânica, agricultura, mineralogia, medicina e cirurgia.

A terceira parte do periódico contava com observações, discursos e memórias sobre literatura, ciência e política. A quarta e última parte era destinada à correspondência ou à política. A intenção era que fossem publicados nessa seção registros dos principais fatos ocorridos no mundo, principalmente na Europa.

Em seu primeiro número foi publicado um artigo sobre a história da química, com uma cronologia sintética informando os acontecimentos mais importantes desde a Idade Média até a época do periódico.

Fontes:

OLIVEIRA, José Carlos. “As ciências no paço de d. João...”, História, Ciências e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.6, n.1, mar./jun. 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701999000200009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt> Acesso em 09 fev. 2009.

OLIVEIRA, José Carlos. Palestra proferida na Fiocruz. Rio de Janeiro, 14 ago. 2007.


Versão para impressão: