Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Formulário ou Guia Médico

Em 1841, Pedro Luiz Napoleão Chernoviz – o Dr. Chernoviz – publicou sua primeira obra, Formulário ou Guia Médico, dedicada aos médicos, com 19 edições que prosseguem até 1920.

Dividido em várias seções, o livro continha a descrição dos medicamentos, suas propriedades, suas doses e as moléstias em que deviam ser empregados. Incluía também as plantas medicinais usadas por grupos indígenas e as águas minerais do Brasil; a arte de formular, a escolha das melhores fórmulas, além de muitas receitas úteis nas artes e na economia doméstica.

Nada mais exato para dar a dimensão da popularização dos manuais no século 19 do que a tiragem desta obra. Comemorando o sucesso de sua primeira edição, Chernoviz conta em carta que, em apenas três dias, tinha vendido trezentos exemplares e que estava, naqueles dias, enviando muitos outros para a Bahia, Pernambuco e outras localidades do Brasil. Esperava, também, que a venda fosse tão boa quanto a desses primeiros dias, porque seria obrigado a imprimir uma segunda edição, da qual uma parte iria para Portugal. O que, de fato, aconteceu: o Formulário teve 19 edições em português, e ao menos três em espanhol.

Fonte:

GUIMARÃES, Maria Regina Cotrim. Civilizando as artes de curar: Chernoviz e os manuais de medicina popular no império. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. 102 p.  Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História das Ciências da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: http://teses.cict.fiocruz.br/pdf/guimaraesmrc.pdf.


Versão para impressão: