Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Revista Chácaras e Quintais

Podendo ser tomada como uma espécie de precursora das publicações atuais ligadas à agropecuária, a Revista Chácaras e Quintais foi publicada mensalmente entre 1910 e 1969. Tendo como editor e fundador Amadeu Amadei Barbiellini (1877-1955), imigrante italiano que se transformou em um dos principais nomes da história da comunicação rural no Brasil, a revista foi um importante veículo de divulgação de informações técnicas e científicas para o mundo rural brasileiro.

Entre seus colaboradores estavam técnicos e cientistas de instituições governamentais de ensino e pesquisa agropecuária. A partir de tal suporte técnico e científico, e da visão de seu editor sobre a realidade e as potencialidades agropecuárias do Brasil, a revista, além de difundir informações sobre tecnologia e educação para agricultores de todo o país, se propunha também a pensar os rumos tomados pela ocupação agrária e pelas políticas econômicas brasileiras referentes ao setor. Nesse ponto, a publicação defendia uma política governamental de apoio técnico e financeiro aos pequenos e médios agricultores como meio de produzir um modelo de ocupação e desenvolvimento agrário mais justo, democrático e equilibrado para o Brasil.

Preocupações ecológicas referentes ao uso correto do solo e à preservação do meio ambiente, fauna e flora estiveram também presentes na história da Chácaras e Quintais.

Fonte:

ANTUNIASSI, Maria Helena Rocha e MOURA, Maria Isbela Landell. A Revista Chácaras e Quintais e a comunicação rural. Disponível em: <http://www.alasru.org/cdalasru2006/17%20GT%20Maria%20Helena%20Rocha%20Antuniassi,%20Dra.Maria%20Isbela%20Gerth%20Landell%20de%20Mou.pdf>. Acesso em 09 fev. 2009.


Versão para impressão: