Publicada em: 05/04/2009 às 17:21 |
Ensino de física das radiações na modalidade EJA: uma proposta Dissertação (Mestrado) - 2005 Autor: Andréia Alves Ferreira Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física e Química IF/FE/IQ, Universidade de São Paulo Resumo Esta pesquisa consiste na elaboração e aplicação de um curso de Física das Radiações, com ênfase em suas aplicações, para alunos jovens e adultos. Como gostaríamos que o curso elaborado fosse de fato significativo para os alunos, fizemos um levantamento da cultura primeira dos alunos sobre radiação. Acreditamos que partir dos conhecimentos que os alunos já tinham sobre radiações, torne nosso curso mais eficiente e atraente. Com este levantamento em mãos pudemos escolher textos que trabalham o conceito de radiação e que ajudam a sanar as dificuldades e pré-conceitos encontrados nos alunos a respeito de radiação. Usamos revistas de divulgação científica como textos bases do curso elaborado, pois acreditamos que a familiaridade dos alunos com este tipo de leitura contribua para a formação de pessoas curiosas, que se vejam incompletas quanto ao conhecimento e que busquem este nos mais diversos veículos de comunicação. Após aplicado o curso, fizemos um pós-teste onde trabalhávamos questões parecidas com as do levantamento inicial. Os resultados obtidos no pós-teste nos serviram como um medidor da eficiência do curso elaborado. |