Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Revista Médica Fluminense

Trata-se da segunda publicação patrocinada pela Sociedade Médica do Rio de Janeiro, depois do Semanário de Saúde Pública. Durante seu período de circulação, entre 1835 e 1841, foram publicados seis volumes, com circulação mensal, de abril a março.

Reunia transcrições de sessões da entidade, artigos específicos sobre a saúde humana e sobre as condições da medicina brasileira.

Os artigos publicados eram, em grande parte, traduções assinadas por Emílio Joaquim da Silva Maia (1808-1859), membro da Sociedade, doutor em medicina pela Faculdade de Paris e bacharel em filosofia natural por Coimbra.

Mas encontravam-se também alguns artigos originais assinados por brasileiros. São exemplos: “Memória sobre o tabaco”, pelo próprio Emilio Joaquim da Silva Maia; “Observações sobre o cataplasma de linhaça”, pelo farmacêutico Ezequiel Correa dos Santos; e “Vegetais que servem para uso caseiro na província de Pernambuco”, pelo médico pernambucano Joaquim Jerônimo Serpa.

Observa-se também o crescimento do interesse pela exploração das águas minerais de diversos pontos do país, revelado pelas muitas análises publicadas sobre o assunto.

Em maio de 1841, passa a se chamar Revista Médica Brasileira.

Fontes:

CASA DE OSWALDO CRUZ. Dicionário Histórico-Biográfico das Ciências da Saúde no Brasil (1832-1930). Rio de Janeiro: Fiocruz, s/d. Disponível em <http://www.dichistoriasaude.coc.fiocruz.br>. Acesso em 09 fev. 2009.

SAMPAIO, Nadja Paraense. Palestra proferida na Fiocruz. Rio de Janeiro, 14 ago. 2007.

SANTOS, Nadja P e ALENCASTRO, R Bicca de: Pinto, Ângelo da C. “Jornais científicos brasileiros do século XIX (1813-1889) - Publicações na área da química”. Química Nova. (Submetido)


Versão para impressão: