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Fundação Oswaldo Cruz

Linguagem científica e tecnológica no jornalismo da Embrapa: anotações sobre discursos no relise difusionista

Dissertação (Mestrado) - 2007

Autor: Dalmo Oliveira da Silva

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Esta dissertação analisa a linguagem e os caminhos discursivos adotados e desenvolvidos em relises produzidos por jornalistas da assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo geral da pesquisa é investigar como ocorre a construção do discurso sobre biotecnologia nos relises selecionados e, de maneira mais detalhada, identificar estratégias discursivo-textuais utilizadas nessa construção discursiva. Metodologicamente a pesquisa se enquadra na linha que investiga a linguagem dos meios, a partir de bases teóricas da Análise do Discurso, recorrendo, principalmente às conceituações de Norman Fairclough (2001); Orlandi (1987, 2001, 2003) e Coracini (1991). O estudo se apropria ainda de conceitos propostos por Mikhail Bakhtin (1988) e de aspectos metodológicos da Sociologia do Conhecimento, Estudos de mídia e teorias do jornalismo. A análise foi realizada a partir de um corpus coletado, via internet, do site da Embrapa, tendo como determinante discursivo os enunciados relativos à biotecnologia. A metodologia de pesquisa é pensada tomando por base duas preocupações básicas: 1) as condições de produção dos relises analisados; e 2) a conjuntura histórico-social e tecnológica que envolve o discurso desses relises. O corpus ampliado da pesquisa foi formado por uma coleção de 51 relises, que foram agrupados em três categorias: i - relise de cobertura de eventos; ii - relise institucional e iii - relise científico ou tecnológico. O estudo mostra a influência do difusionismo na construção enunciativa dos relises disponibilizados na internet e enviados à imprensa; analisa a busca de hegemonia do discurso econômico nesse tipo de noticiário e observa ainda a interferência do discurso publicitário e do marketing na constituição de um modelo enunciativo específico chamado Jornalismo Científico.


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