Dissertação (Mestrado) - 2004
Autor: Elisandra de Araújo Galvão
Programa de Pós-Graduação em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Resumo
O objetivo desta dissertação é a análise de filmes destinados à educação popular e à divulgação de ciência e tecnologia que foram produzidos, entre 1936 e 1966, pelo Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE). Idealizado pelo antropólogo Edgar Roquette-Pinto, o INCE, primeiro órgão estatal brasileiro voltado para implantar e difundir o cinema educativo, foi criado pelo governo de Getúlio Vargas, como instrumento de educação e transmissão de ideologias e sob a inspiração de instituições européias similares. Quase um terço da produção do INCE era voltada para temas de educação científica e de divulgação de ciência e tecnologia, mas o número de filmes com tais temáticas diminuiu significativamente com a saída de Roquette-Pinto do Instituto. Buscamos também reconstruir a história do cinema educativo no Brasil, considerando-se o contexto político, as motivações e as principais.
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