Dissertação (Mestrado) - 2004
Autor: José Rafael Boesso Perez
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Bauru
Resumo
Vários pesquisadores da área de Ensino de Ciências têm discutido a necessidade e/ou a conveniência de introduzir no Ensino Médio a Física Moderna ou Contemporânea. Nesse estudo, discutiremos um aspecto muitas vezes relegado a um segundo plano pelos pesquisadores: a educação não formal. Nossos alunos têm acesso a programas de televisão, jornais, revistas, etc, em que a ciência moderna é abordada. Buscaremos mostrar a urgência da introdução da Física Moderna no Ensino Médio, tendo em vista a qualidade, muitas vezes superficial, da informação nesses meios não formais de educação. Escolhemos o tema massa-energia relativístico por três motivos: a importância dada pela imprensa ao tema desde sua formulação, a divulgação da figura de Albert Einstein como cientista padrão e o fascínio dessa teoria par os estudantes. Inicialmente, faremos um levantamento histórico do desenvolvimento dos conceitos de massa, de energia e de massa-energia relativístico. Em seguida, pesquisaremos artigos divulgados pela imprensa sobre o tema. Nessa segunda etapa, vamos nos restringir à revista Superinteressante e a artigos publicados nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Trabalharemos com publicações de diferentes anos e buscaremos na Análise do Discurso e na Semântica da Enunciação o suporte lingüístico necessário para analisá-las. Utilizando a História da Ciência como metodologia de nossa pesquisa, compararemos as informações obtidas das fontes primárias com as fontes dos Meios de Comunicação de Massa.
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