Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Educação e lazer: a produtividade do museu de ciência e tecnologia da PUCRS

Dissertação (Mestrado) - 2003

Autor: Lavinia Schwantes

Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

A escola tem sido a principal instituição encarregada tanto da formação e da constituição do sujeito e da sociedade moderna, quanto da divulgação do conhecimento e da cultura. Atualmente, vem se considerando que não é mais somente a escola que faz isso. No caso do ensino de Ciências, os museus são considerados uma destas instituições. Freqüentemente, estes museus ensinam mais que somente o conhecimento científico. O objetivo deste trabalho é analisar os ensinamentos produzidos no Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -MCT-PUCRS--, o qual se caracteriza principalmente pela qualidade das instalações e materiais expostos e pela interatividade que proporciona aos visitantes. Nessa análise, considero dois aspectos principais: a poética e a política envolvida nas exposições do museu. Para isso, valho-me da vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais e do pensamento de Michel Foucault. Ao descrever e analisar várias seções do Museu, demonstro que ele faz muito mais do que tão somente ensinar ou divulgar conhecimentos científicos aos visitantes. Meu argumento principal é que, justamente graças à sua qualidade e ao seu caráter interativo, o MCT produz sujeitos bem adequados e conformados ao mundo de hoje.


Versão para impressão: