Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Literatura de cordel

Com raízes ibéricas, a literatura de cordel surgiu no Brasil em fins do século 19 como um meio de comunicação significativo, em especial no nordeste brasileiro, num contexto em que os demais meios eram muito precários. Lidos em feiras, fazendas e praças, trazem registros de fatos e fenômenos marcantes, sátiras políticas, críticas sociais, relatos de atos heróicos, lições moralistas e religiosas etc.

Escritos em linguagem acessível, baratos e com difusão relativamente ampla, os folhetos desempenham papel importante na expressão e na formação do imaginário social.

Embora não seja um tema muito comum, a ciência também tem espaço nesse tipo de literatura. É possível encontrar referências a cientistas, descobertas científicas, saúde e prevenção, meio ambiente e à ciência de modo geral.

Importantes cordelistas têm abordado esses temas em seus folhetos. Gonçalo Ferreira da Silva, por exemplo, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, escreveu, nos últimos anos, cerca de 20 biografias de filósofos, cientistas e inventores, como Demócrito, Hipócrates, Galileu, Newton e Santos-Dumont.

Manoel Monteiro, outro grande cordelista brasileiro, assumiu a tarefa de informar e alertar seus leitores para a prevenção de doenças, para procedimentos de primeiros socorros e para outros temas relacionados à saúde. É de sua autoria o cordel “Cartilha do diabético”, no qual explica a etiologia da doença, os sintomas e as formas de tratamento, incluindo dicas sobre alimentação.

Outros cordelistas também exploraram e ainda exploram assuntos na área da ciência, como Raimundo Santa Helena (“Brazilian Amazônia”, lançado por ocasião da ECO-92, no Rio de Janeiro, “O menino que viajou num cometa”, “Vacinação Genérica, “Transplantes”), Edmilson Santini (“Oswaldo Cruz, Entre a Febre e a Espada) e Eugênio Dantas de Medeiros (“O ano mundial da física e o papel de Sobral na teoria da relatividade”).

Confira aqui trechos de vários folhetos de cordel, separados por temas:

Vida e obra de pensadores e cientistas
Astronomia
Saúde
Meio ambiente
Outros temas

Veja também:

Índice de cordéis por autor

Fontes:

MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu; ALMEIDA, Carla. “Apresentação de Cordel e Ciência - A ciência em versos populares”. In: Cordel e Ciência - A ciência em versos populares. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2005.


Versão para impressão: