Dissertação (Mestrado) - 2005
Autor: Liliane Castelões Gama
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas
Resumo
Esta dissertação teve como objetivo analisar o funcionamento da leitura de livros de divulgação científica na escola em condições determinadas. A pesquisa partiu da hipótese de que a diversidade de informações, a partir de diferentes leituras, possa abrir o leque de interpretações, possibilitar a contraposição de visões e facilitar a manifestação pelos estudantes de suas opiniões e interesses. A pesquisa foi realizada em classes dos 1º e 2º anos do ensino médio, de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Os referenciais teóricos que guiaram este trabalho foram os da Análise do Discurso, da escola francesa. Com este trabalho observa-se que a leitura de livros de divulgação científica em sala de aula, independente das críticas ao conteúdo científico, desperta diferentes interesses entre os estudantes, permite a manifestação dos alunos, estabelece relação entre a sala de aula e o cotidiano dos alunos, e propicia a produção de sentidos diversificados.
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