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Fundação Oswaldo Cruz

A semântica global em duas revistas de divulgação científica: Pesquisa Fapesp e Superinteressante

Dissertação (Mestrado) - 2006

Autor: Marcela Franco Fossey

Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O trabalho que se segue visa caracterizar, a partir de uma perspectiva discursiva, dois modos distintos de divulgar ciência para leigos em duas revistas de divulgação científica: a Superinteressante e a Pesquisa Fapesp. Partindo de um conhecimento prévio em relação ao público-alvo de cada uma dessas publicações – um público predominantemente jovem e leigo, no primeiro caso, e um público familiarizado com temas de cunho científico, no segundo – buscamos apurar como esses leitores tomam forma a partir de indícios textuais e discursivos. O pressuposto inicial, que tem por base os preceitos teóricos da Análise do Discurso francesa, e mais especificamente a noção de semântica global, tal como proposta por Maingueneau (1984), foi de que, por meio de uma análise de indícios da superfície textual – como o léxico característico e as formas de discurso relatado preferenciais – é possível identificar um suposto leitor, assim como um divulgador e uma imagem de ciência específicos. Isso porque entendemos que discurso e texto são mutuamente dependentes e que, portanto, a escolhas de certos elementos textuais e não de outros são, em boa medida, escolhas discursivamente fundadas ou condicionadas. São, desta perspectiva, indícios de um conjunto de regras que delimita o dizível de cada publicação. Isto é, para além de uma pressuposição editorial por parte das publicações analisadas, procuramos apontar como uma imagem de leitor, de divulgador e de ciência emerge das possibilidades textuais e discursivas dessas revistas. Para tanto, concentramos nossas análises nas reportagens – optamos por selecionar textos cuja temática está centrada em pesquisas realizadas pelas ciências duras – recorrendo a outros gêneros apenas como uma forma de corroborar as hipóteses levantadas no decorrer do trabalho.


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