Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

Textos de divulgação científica no ensino de física moderna na escola média

Dissertação (Mestrado) - 2002

Autor: Taniamara Vizzotto Chaves

Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades e perspectivas para a introdução de física moderna e contemporânea na Escola Média tendo como recurso didático textos de divulgação científica. Os autores citados defendem a possibilidade de desenvolver em sala de aula uma física presente apenas no contexto extra-escolar, seja através dos aparatos ou inventos tecnológicos ou através dos Meios de Comunicação Social, entre os quais Jornais e Revistas. Pudemos perceber que os professores são leitores eventuais de todo tipo de material e de assuntos diversificados, mas centram suas atenções em assuntos relacionados a Ciência e tecnologia e a física que estão ensinando na escola. Além disso, a maior freqüência de leitura é nos Jornais e nos Livros Didáticos. As Revistas de Divulgação Científica são geralmente consultadas e lidas conforme sua periodicidade e interesse por algum assunto específico, ou a ser introduzido nos planejamentos didáticos pedagógicos elaborados no âmbito do GTPF. Estes resultados permitiram-nos concluir que as limitações encontradas pelos professores podem estar relacionadas a sua pouca prática de leitura. Estas limitações são oriundas especialmente da formação inicial em Física onde as práticas de leitura não são uma constante e tem sua continuidade durante o exercício da profissão especialmente pelas condições de trabalho a que os professores estão expostos.


Versão para impressão: