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Fundação Oswaldo Cruz

Admirável mundo novo - A ciência, os cientistas e a dupla hélice sob o olhar de estudantes

Tese (Doutorado) - 2001

Autor: Luisa Medeiros Massarani

Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Difusão Em Biociências, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo desta tese foi analisar aspectos da cultura científica no Brasil, tomando como ponto de partida pesquisas quantitativas e qualitativas realizadas com estudantes universitários e de ensino médio no Rio de Janeiro. Foram analisados 1.065 questionários, dos quais 455 provenientes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, oriundos de cinco cursos (Ciências Sociais, Biologia, Medicina, Engenharia e Física). Os demais questionários foram preenchidos por alunos de nove escolas de ensino médio (370 de escolas públicas; 240, de escolas privadas). Essa parte da pesquisa foi dedicada às atitudes que os jovens têm perante a ciência, o trabalho dos cientistas e a aplicação das pesquisas científicas. Analisamos também a percepção que os estudantes de ensino médio têm das novas tecnologias e dos novos usos da genética e o papel que os genes têm na formação das características dos indivíduos, sob a ótica desses alunos. Nas pesquisas qualitativas realizadas com os estudantes de 2o e 3o graus foram abordados temas gerais da ciência, da genética moderna e suas aplicações. Utilizou-se aqui a metodologia dos grupos de discussão (focus groups), tendo como elemento catalisador do debate trechos de GATTACA, filme de ficção científica.

A tese não tem a pretensão de espelhar uma amostra fidedigna da população escolar brasileira ou mesmo do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo de caso sobre cultura científica, em que se parte de um estudo descritivo dos dados obtidos junto aos grupos analisados. Apresenta-se, então, um conjunto de reflexões sobre os resultados encontrados, escorado nessas observações e, ainda, em análises sobre o contexto mediático no qual esses jovens estão inseridos e sobre as diversas concepções acerca da cultura científica. Algumas possíveis implicações desses resultados para as atividades de divulgação científica são também discutidas.


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