Dissertação (Mestrado) - 2007
Autor: Amanda Souza de Miranda
Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo
Esta pesquisa busca, essencialmente, demonstrar que existe uma conexão entre três campos de conhecimento que se entrecruzam na proposta didática do jornal escolar: a EDUCOMUNICAÇÃO, cujo objetivo é a formação de receptores críticos dos produtos midiáticos; a DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, especialmente aquela que é produzida pelos veículos de comunicação; e a ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ponto de partida das reflexões aqui apresentadas. Parte-se do princípio de que a alfabetização científica deve contemplar a vida dos estudantes fora da sala de aula, inclusive seus hábitos de consumo midiático. Para tanto, torna-se necessário que o professor volte seu olhar para o jornalismo científico, que, de uma forma ou de outra, integra o cotidiano dos jovens em formação. Este "olhar", entretanto, pode ser direcionado pelos princípios da educomunicação. Na proposta do Jornal Escolar de Ciências, produto final deste estudo, espera-se contemplar todos estes campos.
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