Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz

A ficção científica na ficção escolar: investigando as potencialidades do gênero no ensino de física

Dissertação (Mestrado) - 2008

Autor: Fabiana Ribeiro de Almeida

Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Levando em consideração que o papel original da ficção científica é brincar com a Ciência, a partir de uma linguagem baseada na intuição e no senso comum de cada escritor, o presente trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das principais obras do gênero: a fim de investigar a presença ou ausência da ficção científica em sala de aula, e de levantar a opinião que professores e alunos, protagonistas do cenário escolar de nível médio, têm a respeito da produção de ficção verbo-visual e também em relação à possibilidade de estratégias de não formais no ensino da Física. Verificou-se também, os erros e acertos conceituais de algumas obras do gênero. Para atingir esses objetivos foram utilizados três questionários: um para os professores e outros dois para os alunos. A análise foi feita a partir da "Análise de Conteúdo" de Bardin. Alguns clássicos de divulgação científica como os romances "Da Terra à Lua" e "Viagem ao redor da Lua" (Júlio Verne), os livros e os filmes "2001, uma odisséia no espaço" (Arthur Clarke/Stanley Kubrick) e "2010, O ano que faremos contato" (Arthur Clarke/Peter Hyams), e as séries "Star wars" (George Lucas) e "Star trek" (Gene Rondonderry), foram contemplados no presente trabalho, com intuito de encontrar, imagens sobre física subjacentes à intuição partilhada pela cultura escolar e pelo senso comum para encontrar um parâmetro entre a realidade e a ficção. Nossa ansiedade em busca de novas possibilidades de ensino para uma educação melhor só aumentou depois dessa pesquisa, a ficção científica nos ajudou a compreender que ainda há uma grande lacuna em relação a nossa conhecida ficção escolar.


Versão para impressão: