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Fundação Oswaldo Cruz

A ciência e o cientista através da janela mágica: Estudo de caso com o filme “Sonhos Tropicais"

Dissertação (Mestrado) - 2007

Autor:  Silvania de Paula Souza dos Santos

Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

 O objetivo deste estudo é refletir sobre o uso de filmes como estratégia para estimular a discussão de temas de biologia no âmbito da educação tanto formal como não-formal. Trata-se de um estudo de caso com o filme "Sonhos Tropicais", dirigido por André Sturm em 2002. A escolha de uma produção brasileira foi intencional, pois é nosso intuito estimular o interesse de jovens por filmes nacionais que permitam a discussão da ciência brasileira. Inicialmente, mapeamos as motivações que levaram Moacyr Scliar a escrever o livro homônimo que deu origem ao filme e de André Sturm a dirigir o longa-metragem. A seguir, procedemos um estudo com jovens que incluiu a realização de dois grupos focais, um no Museu da Vida, museu de ciências da Fundação Oswaldo Cruz, e o outro na Escola Parque-Barra, ambos na cidade do Rio de Janeiro, para avaliar a percepção do conteúdo do filme. Solicitamos, ainda, que os jovens preenchessem um questionário, de forma que cada um deles pudesse se expressar individualmente. Por fim, desenvolvemos um júri simulado. A análise dos resultados foi realizada através da proposta de análise de conteúdo de Bardin. Este estudo tem caráter qualitativo e exploratório e, como tal, seus resultados não devem ser generalizados para a totalidade de jovens brasileiros ou mesmo do estado do Rio de Janeiro. No entanto, a exemplo do que ocorre com pesquisas similares, nosso estudo permite identificar tendências sobre o uso do filme "Sonhos Tropicais" entre jovens. Nossos resultados mostram que o filme permitiu suscitar uma discussão calorosa com os jovens envolvidos no estudo, permitindo abordar temas como a vida e a obra de Oswaldo Cruz, a Revolta da Vacina, a exploração sexual e aspectos relacionados à saúde pública e à ciência brasileira, favorecendo a apropriação de conhecimentos apresentados no filme e na literatura disponibilizada. A utilização do filme como estratégia de ensino de biociências mostrou-se eficiente e apropriada.

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